Segurança de Voo

Convenção básica: Convenção de Chicago de 1944.

Conseqüência da Convenção de Chicago: Criação da ICAO em dezembro de 1944.

Criação do CBAer: Dezembro de 1986.

Na ANAC, as atividades de segurança de vôo e a fiscalização dos RBHA são desempenhadas pela:
  • SSO (Superintendência de Segurança Operacional).


SIPAER: Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
  • Segue o anexo 13 da convenção de Chicago.


CENIPA: Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
  • Órgão central do sistema de segurança de vôo.


ELO do CENIPA na ANAC:
  • DIPAA: Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.


Investigação de um acidente:

CIAA: Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico.
P: Relatório Preliminar.
Relatório de Investigação de Acidente Aeronáutico.
RF: Relatório Final.

Pronunciamento oficial a respeito de uma investigação de acidentes:
  • CECOMSAER.
  • Comunicação social da ANAC.


Datas:
  • 1941: Ministério da Aeronáutica.
  • 1944: Inquérito técnico sumário.
  • 1965: SIPAER como SERVIÇO e não SISTEMA.
  • 1971: SIPAER passou para SISTEMA e criação do CENIPA.
  • 1982: CNPAA (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Terminologias:
  • SIPAER: Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
  • CENIPA: Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
  • DIPAA: Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

a.      Pertence a estrutura da ANAC.
b.      Investigação de acidentes com aeronaves civis do transporte aéreo REGULAR   ou de qualquer helicóptero em território nacional.
  • SIPAA: Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

a.      Pertence a estrutura dos GER.
b.      Executa a investigação de acidentes ocorridos na AVIAÇÃO GERAL.
  • CNPAA: Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
  • CIAA: Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos.

a.      Grupo que realiza a investigação de um acidente aeronáutico.
  • OSV: Oficial de Segurança de Vôo.

a.     Credenciado pelo CENIPA para o desempenho de prevenção e investigação     de acidentes aeronáuticos.
  • ASV: Agente de Segurança de Vôo.

a.  Credenciado pelo CENIPA para funções específicas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos.
  • EC: Elemento Credenciado.
  • NSCA: Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica.
  • RP: Relatório Preliminar.
  • RF: Relatório Final.
  • RELIN: Relatório de Incidente.
  • RELPER: Relatório de Perigo.

  • Acidente Aeronáutico: Há a intenção de vôo e ocorre:
a.       Lesão grave ou morte.
b.      Falha estrutural ou danos.
c.       Considerada desaparecida ou em local de difícil acesso.
  • Incidente Aeronáutico: Há a intenção de vôo, mas que não seja acidente.


SIPAER: Regido por Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA).

Princípios filosóficos do SIPAER:

  • Todos os acidentes resultam de uma seqüência de eventos e nunca de uma causa isolada.
  • Todo acidente tem precedente.
  • Todos os acidentes podem e devem ser evitados.
  • A prevenção é uma tarefa de mobilização geral.
  • Reportar acidente é prevenir acidente.
  • Segurança de vôo é responsabilidade de todos.
  • A segurança de vôo é um processo contínuo.
  • Acusações e punições agem diretamente contra os interesses da prevençã de acidentes.

Em caso de acidente:
  •  O proprietário ou operador é o responsável pelos destroços.
  • Os tripulantes perdem o CCF, necessitando de uma revalidação.
  • OS destroços só podem ser removidos depois que os responsáveis liberarem, A NÃO SER QUE ESTEJA INTERFERINDO NA SEGURANÇA DE VÔO.


Porcentagens de acidentes:
  • 75% têm como fator contribuinte o fator humano.
  • 12% têm razões técnicas.
  • 13% o meio ambiente encontrava-se em condição adversa.

Responsabilidade do OPERADOR:
  •  Comunicação do acidente ou incidente.
  • Fornecimento de informações.
  • Comunicação aos familiares.
  • Transporte de sobreviventes.
  • Treinamento do pessoal.
  • Remoção dos destroços.


Obs.: É obrigação de todo aeronauta e facultado aos civis a comunicação de um acidente ou incidente.


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