Regulamento de Tráfego Aéreo

Nessa matéria vamos estudar apenas o que é mais pedido na banca da ANAC.
Veja uma breve história da aviação no mundo para dar inicio e entender o porquê que  no ar contém regras de voo.
1906: Voo do 14 bis
1918: fim da 1ª Grande Guerra
1919: Convenção de Paris: com o grande papel da aviação na guerra projetos futuros foram elaborados tendo necessidade da criação da Soberania do Espaço Aéreo.
1944: A convenção do Paris precisava de melhorias para demanda atual da época, então foi criando entre 1944 e 1945, a 2ª convenção, chamada de Convenção de Chicago e ela está presente até os dias de hoje.
Obs.: Importante destacarmos que se na prova pedir sobre as cinco liberdades do ar são elas: (abaixo somente no Brasil).
1ª Passagem pacífica
2ª Escala Técnica
3ª 4ª e 5ª Acordo diretamente entre governos para liberdades comerciais
Na Convenção de Chicago foi criada a ICAO – Padronizada Mundialmente
Ela tem duas estruturas – Assembléia (São 188 estados contratantes) e o Conselho (decisões técnicas contêm 36 estados)
A Sede da ICAO localiza-se em Montreal – Canadá

Cada continente tem uma regional.
Obs.: importante lembrar que a Convenção de Chicago foi entre 1944 e 1945 porem deu inicio em 1947.




Resumão

  • Aeronave interceptada acionar código 7700
  • Nível de combustível abaixo do exigido é considerado um incidente aeronáutico grave
  • Em caso de dúvida em relação a uma aeronave caracteriza fase de incerteza
  • Sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos (SIPAER)
  • APP – cuida das proximidades das aeronaves
  • Preenchendo velocidade no PLN de Vôo – EX. N0250
  • Uma aeronave em VFR nunca devera ultrapassar o FL145
  • Em caso de acidentes poderá ser vasculhada a aeronave se for para salva vitimas, contrario deverá aguardar a autoridade liberar
  • A aeronave que estiver a direita cederá passagem
  • Espaço aéreo classe G o avião não precisa comunicar
  • A EOBT será aceita até o limite de 35 minutos
  • No Plano de Vôo a velocidade declarada é a VA
  • Aeródromo cuja pista seja de 800 metros as aeronaves deveram aguardar numa distância mínima de 30M
  • Quando não houver marcação em uma RWY de 900M ou superior uma aeronave deve manter-se a uma distância mínima de 50M
  • Denomina-se aeronave ultrapassadora, aquela que se aproxima de outra por trás num ângulo de 70°
  • Todo aeródromo é SB se houver uma Estação de       telecomunicação Aeronáutica
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